UM FILTRO QUE DEVEMOS POR EM NOSSA BOCA

Pr. Moisés Medeiros | 12:11 | 1 comentários



“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, conforme a necessidade, para que beneficie aos que a ouvem.” Efésios 4.29
         A palavra de Deus nos diz que morte e vida estão no poder da língua (Pv 18.21), que o homem se farta do fruto de seus lábios (Pv 12.14), que a língua é mundo de iniqüidade (Tg 3.6).  Mas também nos diz que se alguém consegue dominar a língua, conseguirá dominar todo o corpo (Tg 3.2).  Amados, que uso temos dado a esse maravilhoso dom que é a fala?
        Com nossa boca podemos evangelizar uma pessoa sem Cristo, e levar salvação a alguém que estava sem Deus e sem esperança nesse mundo (Ef 2.12). Com nossas palavras podemos trazer consolo a um irmão em tribulação, podemos edificar um crente que esteja desanimado ou em fraqueza na fé, podemos discipular um novo convertido (Hb 10.25). Com nossa língua podemos dirigir orações e louvores sinceros ao nosso Deus, e assim termos íntima comunhão com o Pai (Hb 13.15). Tudo isso produzirá bons frutos para nossas vidas e nos fartaremos daquilo que produziu nossos lábios.
        Infelizmente, nossa boca também é capaz de propagar mexericos mentirosos em meio ao povo, produzindo contenda e desconfiança entre os irmãos (Lv 19.16; Pv 6.16-19). Nossas palavras podem desanimar um crente fiel, escandalizar descrentes e afastar novos decididos (Mt 18.6). Nossa língua também pode contar piadas sujas, cantar músicas que exaltam o pecado, falar palavrões, desrespeitar pais e ofender líderes da igreja (Cl 3.8; Hb 13.17). Tudo isso também produzirá frutos em fartura na vida dos que assim usarem a língua, mas não serão bons.
        Que fruto você quer em sua vida? Como você tem usado sua língua? Você entende que tem errado em alguma dessas coisas? Como mudar para melhor? O conselho que dou é que cada um guarde no coração o versículo que está no início desta pastoral. Como o salmista, aprendamos a guardar a palavra no coração para não pecar contra Deus (Sl 119.9-11). Como o salmista, também peçamos ajuda ao Pai, para que nossas palavras o agradem (Sl 19.14).  É assim que conseguiremos ter vitória sobre o males da língua e conseguiremos dominar todo o nosso corpo, todas as áreas de nossa vida. É assim que cada um de nós pode ser livre do naufrágio espiritual.
                                                                  Pr. Moisés Medeiros.

Category:

Um comentário:

  1. É um pequeno órgão que temos e precisamos dominar, e que segundo Tiago é um importante passo para o amadurecimento do crente, se não consguirmos isso, não amadurreceremos. Ainda preciso muito ajustar a minha em muitas situações. Peço que estejam orando por mim! Amém

    ResponderExcluir